quinta-feira, 18 de novembro de 2021


Designing Inclusive Learning Environments (ILE) to

Support all Students (DILEs)


4.º dia de formação - 18-11-2021 


Ao longo deste dia, no seguimento da sessão anterior, demos continuidade à abordagem do modelo "Desenho Universal para a Aprendizagem" (DUA). Nesta linha, focamos a nossa atenção nos princípios fundamentais, a saber, envolvimento, representação e ação & expressão.



A implementação de práticas, tendo por base o DUA, implica uma abordagem flexível e personalizada por parte dos docentes na forma como envolvem e motivam os alunos nas situações de aprendizagem.
Assim, é imprescindível conhecer e compreender as diferenças que existem entre os alunos. Neste âmbito, após um profícuo trabalho de grupo, foram elencadas as estratégias e os instrumentos para aferir conhecimentos, interesses, expectativas, fragilidades e potencialidades.





Nesta linha, preenchemos um questionário, a fim de identificar a forma como cada um dos presentes aprende (estilo visual, auditivo e tátil), no sentido de sensibilizar os presentes para a necessidade de atender aos diferentes estilos de aprendizagem com que nos deparamos, em contexto de sala de aula.


Por fim, todos os formandos foram contemplados com uma visita ao grandioso Museu da Acrópole, a qual foi bastante enriquecedora.








1 comentário: