quinta-feira, 14 de abril de 2022

Finnish Education System - Helsínquia, Finlândia - Dia 5

Dia 5 - 14.abril.2022

Embora não nos tenhamos afastado muito de Helsínquia, visitamos hoje outra escola fora da cidade. Estivemos na Kaitaan Koulu Comprehensive School, uma escola com cerca de 300 alunos com idades correspondentes ao nosso 3.º Ciclo e com alunos de necessidades educativas especiais com dificuldades de aprendizagem e comportamentais. Fomos recebidos pela Diretora, Ritva Mickelsson, que se encontrava com uma cadela ao colo o que despertou imediatamente a curiosidade de todos. Foi tão evidente que a Diretora explicou logo que não era o único animal na escola, que possuíam autorização para que pudessem circular livremente e que funcionavam como terapia para alguns alunos.

Dirigimo-nos a um auditório onde assistimos a uma partilha da experiência da Ritva (nesta escola todos são tratados pelo primeiro nome) como diretora, professora do ensino especial, mentora, investigadora, presidente da unidade de educação especial em Espoo e mãe de uma criança com necessidades educativas especiais que revê a sua atuação na frase "The purpose of the steering of basic education isto ensure the equality and high quality of education and to creat favorable conditions for the pupils' growth, development and learning." Baseada na teoria de autodeterminação, reconhece que o professor deve alcançar três capacidades: relacionamento com os alunos, autonomia e competência. Conhecer o aluno é o cerne de uma sala de aula eficaz. As características de um dia bem sucedido na escola são: 
- boa qualidade do ensino e da aprendizagem;
- atividades que apoiam o crescimento e o desenvolvimento;
- o sentimento de comunidade e pertença;
- a cooperação casa-escola;
- a segurança.
Terminou referindo que quanto mais os alunos sentirem que os professores erram e pedem desculpa, mas eles reconhecem e aceitam os próprios erros. Todos os meses escreve e partilha um erro, um medo, uma boa ação, algo divertido, um objetivo que atingiu,... 

Saímos do auditório por grupos e acompanhados por alunos do 9.º ano que nos levaram para a cantina e nos fizeram companhia ao almoço o que permitiu uma interação muito interessante com eles dado que já dominam a língua inglesa com alguma facilidade. No final do almoço iniciamos uma visita à escola, com observação de vários espaços: comuns, salas de aula, salas de artes e trabalhos manuais, ginásio, sala de economia doméstica, gabinete da Diretora,... 











Voltamos ao auditório para a sessão de encerramento do curso. O formador Arne Verhaegen e a Tiia agradeceram a presença de todos e a disponibilidade de termos vindo conhecer e vivenciar o sistema de ensino finlandês. Da nossa parte foi gratificante conseguirmos ver o que apenas ouvíamos falar. Levamos bastantes ideias a partilhar com os nossos colegas e a implementar no nosso Agrupamento.     





 


Sem comentários:

Enviar um comentário