quarta-feira, 13 de abril de 2022

Finnish Education System - Helsínquia, Finlândia - Dia 4

 Dia 4 - 13.abril.2022

Voltamos a Leppavaara. Esperava-nos o Diretor "Principal" da Viherlaakso Primary School, Mikko Leppänen, que nos recebeu na "Mediateca" da sua escola. Nesta escola estão cerca de 330 alunos com idades correspondentes aos nossos 1.º e 2.º ciclos. Depois de nos fazer uma breve apresentação do funcionamento da escola, acompanhou-nos pelos vários espaços de forma a sentirmos a sua atmosfera. Percecionamos algumas diferenças relativamente à escola visitada no dia anterior: o espaço exterior onde os alunos brincam livremente qualquer que seja o estado do tempo (vestindo a roupa e o calçado que tiraram quando entraram na escola), as atividades orientadas que realizam nos espaços comuns (costura, carpintaria, pintura,...). Não conseguimos não comentar o facto de os alunos, nestas idades, fazerem o seu próprio prato e verificarmos que tanto passava um prato bem cheio como um prato com meia dúzia de ervilhas e de grãos de arroz! Mais uma evidência da responsabilização e autonomia dos alunos. Nas salas de aulas foi possível visualizar a liberdade na forma de estar dos alunos: no sofá, na cadeira, num banco de baloiço, de costas para o quadro,... Surpreendidas ficamos com a Mediateca, a quantidade de tecnologia diferente e de vanguarda ao serviço dos alunos. Um espaço interativo com uma sala de projeção 360º, um grande tapete interativo, um ecrã 3D com simulações para Biologia, Física, Química,... Um espaço muito confortável com sofás, cadeiras e almofadas onde está criado um ambiente calmo, cativante e propício para a aprendizagem.










Após o almoço assistimos a uma palestra sobre "Pedagogia positiva" com o professor de aprendizagem positiva, Pasi Kotilainen. A sua intervenção pretendeu mostrar como encontrar o potencial dos alunos para que todos e cada um possa encontrar os seus potenciais, as suas capacidades e a determinação para ter sucesso. O professor deve ver, reconhecer e motivar os seus alunos. A linguagem do potencial recai sobre algumas características: trabalho de equipa, perseverança, gosto pela aprendizagem, inteligência social, criatividade e determinação. A mentalidade que se cria deve ser a de que todos temos os mesmos potenciais mas em quantidades diferentes. Deve haver uma cultura escolar positiva: "happy kids learn best".


Fomos convidados a participar numa atividade de grupo através da app "seethegood" e a partilhar pontos fortes através de uma fotografia e uma breve descrição.


Terminamos a refletir de que formas poderemos alterar as nossas práticas para criarmos um ambiente positivo, otimista e seguro com os nossos alunos. Será que fazemos a autoregulação e o feedback numa proporção de 6 (pontos fortes) : 1 (ponto débil)?    
 





  
         

1 comentário:

  1. Muito bom! Um outro ângulo e olhar sobre o processo de ensino e de aprendizagem!

    ResponderEliminar