terça-feira, 12 de abril de 2022

Finnish Education System - Helsínquia, Finlândia - Dia 3

Dia 3 - 12.abril.2022

No dia de hoje saímos de Helsínquia para nos dirigirmos a Leppavaara (cerca de 20 km para Norte). O objetivo da manhã era a visita a uma Upper Secondary School - Leppavaran Lukio. Fomos recebidos pelo Diretor "Principal", Ismo-Olav Kjaldman, que nos fez uma apresentação da escola e nos acompanhou numa visita à mesma de forma a podermos percecionar o dia a dia de uma escola finlandesa. Tivemos a oportunidade de contactar com alunos e professores e assistir a aulas das mais variadas disciplinas. 
No final, reunidos na mesma sala, o Diretor esteve disponível para responder às várias questões que surgiram. Antes de terminarmos a passagem pela escola, almoçamos na cantina da mesma.  




Durante a tarde, estivemos na formação intitulada “Leadership, New curriculum & New working culture in Viherlaakso Primary” que foi apresentada pelo Diretor da Escola Básica de Viherlaakso, Mikko Leppänen. Segundo o mesmo, tudo começa nos valores, podem copiar-se ideias mas não os valores de outro país. Como ponto de partida para a construção das lideranças, deve considerar-se os seguintes fatores: 
- estrutura organizacional e interação com a comunidade educativa;
- diálogo entre pares;
- cultura do trabalho;
- expetativas;
- lideranças intermédias;
- inovação e criatividade;
- ambiente saudável para aprender e crescer.
Visando a "satisfação escolar" devem ser analisadas as necessidades individuais, o pensamento comunitário, as aprendizagens adaptadas, as metodologias de ensino, as TIC, a segurança psicológica e um ambiente acolhedor. Numa comunidade profissional de aprendizagem devemos apoiarmo-nos uns aos outros, devemos ensinar e aprender uns com os outros. Um líder reconhece as competências dos docentes e combina-as no sentido de otimizar o seu desempenho. Para atingir os objetivos propostos são necessárias regras, organização, interação, comunicação e orientação. Pode alicerçar-se o bem-estar da comunidade escolar com a liderança e a cultura de trabalho certas.
Numa frase: o sucesso começa com a liderança.




Mesmo ao final da tarde aproveitamos para conhecer a Biblioteca Nacional da Finlândia: indescritível por palavras, só vendo. Apreciem!









  

1 comentário: